Fonte: Site Lions Clube
Nós não podemos esquecer a Parábola dos Talentos:" Quanto mais nos for dado, mais nos será cobrado". E nós, homens livres, com o ideal de servir e líderes, temos muito a retribuir a nossa sociedade.
Um clube a serviço da comunidade
Imagine um clube. Imaginou? Por certo, você pensou naqueles clubes com quadras esportivas, piscinas e salões de dança, não é mesmo? Mas hoje estou aqui para falar de um outro tipo de clube. Um clube de trabalho e de grande mobilização social.
A exemplo do clube social tradicional, com seu grande quadro de associados e seus eventos festivos - que contam com a presença das famílias da sociedade local (onde o foco principal é o lazer), existe também um outro tipo de clube: o Clube de Serviço.
Lembro da primeira vez que ouvi a expressão Clube de Serviço e quase imediatamente pensei:
- De serviço? Que estranho! Já não basta esse pessoal trabalhar o dia todo, nas suas atividades normais e ainda fazem um clube de serviço?
Mas é aí que mora a grande diferença: - Me contaram logo depois, que os(as) associados(as) do tal clube, usam uma parte do seu tempo (e dos seus talentos), para trabalhar pelo próximo. Imagine alguém, que voluntariamente decide deixar o conforto de casa e o merecido descanso semanal, para atuar em projetos que visam melhorar a vida de outras pessoas.
Ah bom! - Respondi. Agora a situação é bem diferente. Bonita essa história de "Clube de Serviço". E digo mais: em uma reunião do chamado Clube de Serviço, você encontrará pessoas de diferentes idades, profissões e religiões. Cada qual trabalha em ações pontuais, decididas em conjunto pelo grupo, sejam na geração de emprego e renda, ações de educação ambiental, formação de novas bibliotecas comunitárias, programas de prevenção de doenças, manutenção da saúde, incentivo ao esporte, ao lazer e muitos outros...
Sim, tem muito lazer também. São reuniões festivas, churrascos, macarronadas, feijoadas e outras "adas". A grande diferença é que o resultado financeiro das tais "festas" é aplicado em "ações sócio-ambientais".
E o mais interessante ainda, é que lá você encontra um pessoal alegre e trabalhador. Gente que se diverte de forma saudável, sempre planejando, articulando, fazendo parcerias com um objetivo maior: fazer o bem.
A Associação dos Moradores e Amigos do São Lourenço, vista hoje como "uma das mais atuantes associações de bairro do Brasil", só tem a agradecer àqueles que "inventaram" os tais "Clubes de Serviço" - hoje presentes em centenas de países - promovendo uma significativa mudança sócio-ambiental e humanitária onde atuam.
Foi no contato com esses verdadeiros "Clubes de Amigos", que conseguimos ir muito mais longe, fazer um trabalho muito maior e ajudar a muito mais gente, do que poderíamos um dia imaginar.
Portanto, deixo às Lideranças Comunitárias Brasileiras e aos mais jovens apenas um conselho, de quem já convive diariamente com eles(as): faça um gesto de aproximação com um "Clube de Serviço".
Lá você encontrará pessoas de notável saber e grande simplicidade (porque o verdadeiro sábio, sabe ser simples), pessoas dispostas a ajudar e com paciência para ensinar, pessoas atenciosas que não apenas desejam, mas constroem, a cada dia um mundo melhor.
Diante do acima exposto, é fácil entender porque fico muito feliz quando recebo a notícia da criação de um NOVO CLUBE DE LIONS e desta vez serão dois. Veja a mensagem abaixo. É sinal de que mais gente boa está chegando para trabalhar conosco, construindo de fato, um Brasil melhor.
"O famoso e tão falado meio ambiente somos todos nós" (César Paes Leme)
Abraços Comunitários a todos,
* César Paes Leme Editor & Presidente da Associação dos Moradores e Amigos do São Lourenço
Integrante da COMISSÃO DE AÇÃO VIVA BELÉM
E-mail:
cesar.leme@superviadigital.com.br